sábado, 6 de maio de 2017

Acrux: A safira do Cruzeiro do Sul.

Introdução:

Alfa Crucis ou Acrux é uma estrela subgigante azul-branca de classe espectral B0.5 IV, o que lhe confere uma luminosidade de 25000 vezes a do Sol e uma temperatura efetiva de 30 000 Kelvin. A estrela ainda está na sequência principal, sendo uma subgigante que possui uma massa de 14 massas solares. Não possui nome próprio por se localizar demasiadamente ao sul, sendo a estrela de primeira magnitude mais meridional do céu e sendo apenas seu nome Alfa Crucis ou Acrux. Pode ser chamada também de Estrela de Magalhães por esta ter sido observada primeiramente pelo navegador português Fernão de Magalhães que realizou a primeira circunavegação pelo globo entre 1518 a 1522, época um pouco depois do descobrimento do Brasil.
Faz parte de uma constelação circumpolar (que  não se configura ao longo do tempo).
Se localiza a 321 anos-luz ( ou 98,72 parsecs) da Terra. Existe uma estrela listada como Acrux D que na verdade é apenas uma companheira visual.
Mais sete estrelas são listadas como membros do sistema, mas não se tem certeza a respeito das ligação gravitacional entre estas estrelas e o sistema.
O trio Acrux Aa, Ab e B possuem uma idade de 10,8 milhões de anos.

Órbita entre Acrux Aa e Ab:

Acrux Aa e Ab se orbitam em um período orbital de 75,78 dias e as duas estrelas estão separadas por uma distância média de 1 UA (distância entre a Terra e o Sol), sendo que seu periastro é em cerca 0,5 UA e seu apoastro é em cerca de 1,5 UA.
A órbita possui  excentricidade entre 0,43 e 0,49.

Órbita entre Acrux A e B:

Acrux A e B se orbitam em uma separação mínima em cerca de 430 UA e em um período orbital mínimo em cerca de 1500 anos em relação ao par. Possui uma separação de 4,4 segundos de arco da estrela principal.
A órbita possui excentricidade e inclinação indeterminadas pelo fato de a órbita apresentar um movimento muito lento.

Acrux Ab:

Possui uma massa em cerca de 10 massas solares. Apresenta uma classe espectral B. Não apresenta temperatura efetiva e nem luminosidade determinada.

Acrux B:

Esta estrela é uma estrela azul de sequência principal, cujo a classe espectral é B1V. Possui uma massa em cerca de cerca de 13 massas solares, sendo isso pensado com base em sua luminosidade e temperatura efetiva de 16 000 K.
Possui luminosidade de 20 000 vezes a do Sol, segundo Jim Kaler.

Acrux C:

Estrela que possui movimento comum com Acrux Aa, o que sugere que esteja gravitacionalmente associada ao sistema Acrux. Possui uma separação de 90 segundos de arco em relação ao trio Acrux Aa, Ab e B, o que confere uma separação em cerca de 9000 UA do trio.
Como já dito, este valor é a duração mínima do período orbital de Acrux C em relação ao trio Acrux Aa; Ab e B, mas não seu valor exato. Sabendo disso, concluímos que a duração do período orbital pode ser maior ainda. Segundo o astrônomo Jim Kaler, o período máximo pode ser maior até que 130 000 anos.
Possui uma massa de 9,65 massas solares e um raio de 5,5 vezes o do Sol.
Esta estrela é também um binário espectroscópico próximo no qual existe uma estrela que orbita Acrux C orbita a cada 1 dia e 5 horas e em uma separação angular de 2,1 segundos de arco.
É uma estrela azul de classe espectral BV 5 na sequência principal.
Possui uma idade de 12 milhões de anos.

Nota:

Este artigo tem como referência o livro do astrônomo americano Jim Kaler: The Hundred Greatest Stars e a wikipédia.

Agradecimentos:

Agradeço muito por prestigiarem o blog, espero que gostem das atuais e futuras postagens do blog.

Colaboradores:

Gabriel Galheigo Rabello Donner, Pedro André Menezes de Moraes Amora e Pedro Henrique Cintra.

Autor:

Gustavo Sobreira Barroso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário