quinta-feira, 10 de agosto de 2017

Sirius: A estrela do Cão.

Introdução:

Sirius é a estrela mais brilhante do céu  e também é um dos sistemas estelares mais conhecidos por ter a primeira anã branca descoberta, Sirius B.
Sirius é a estrela mais brilhante da constelação de Cão Maior.
O nome desta estrela se origina do Latim e significa escaldante ou brilhante. Seu nome se deve ao seu grande brilho. Sua magnitude é de -1,46, sendo que como já dito, a estrela mais brilhante do céu noturno.
Esta estrela já é conhecida há muitos anos pelos povos antigos, principalmente pelos egípcios porque o primeiro vislumbre de Sirius anunciava o surgimento do Rio Nilo no antigo Egito. Nesta época Sirius era visível no Egito por causa da precessão. Esta estrela também faz parte de um grande asterismo, o triângulo de Inverno, um asterismo composto por Sirius, Betelguese em Órion e Procyon no Cão Menor.

                          Resultado de imagem para sirius star                                                        Fonte:https://en.wikipedia.org/wiki/Sirius

Mitologia:

Na mitologia grega, Sirius representa o Cão de caça maior de Órion, o caçador. Na mitologia Egipcía, sugere-se que Sirius tinha uma ligação com o deus Osiris.

Paralaxe:

Sirius é suficiente próximo para ter medidas precisas de paralaxe, assim como estimativas de distância por meios indiretos. Recentemente, novas pesquisas apresentaram uma paralaxe de 0,3789 segundos de arco, o que é equivalente a 2,64 parsecs ou 8,6 anos-luz.
Nesta pesquisa será adotada a paralaxe de 0,3789 segundos de arco.

Detalhes físicos de Sirius A:

Sirius A é uma estrela azul-branca de classe espectral A1V; possui uma massa de 2,063 massas solares; uma temperatura efetiva de 9845 K; um raio de 1,7144 vezes o do Sol. É uma estrela na sequência de principal. Apresenta uma luminosidade de 24,74  vezes a luminosidade do Sol.
A estrela apresenta uma idade entre 237 e 247 milhões de anos

Detalhes físicos de Sirius B:

Sirius B é uma estrela anã branca de classe espectral DA2; possui uma massa entre 1,018 massas solares,o que a torna uma das anãs brancas mais massivas conhecidas. Descoberta em 1862 pelo astrônomo americano Alvan Graham Clark em 1862 com um telescópio refrator com 47 cm em Cambrigeport, Massachussets. Inicialmente, fora detectada por astrometria em 1831 porque os telescópios da época não tinham ampliação e eficiência para detectar Sirius B de forma visível por ela estar próxima de Sirius A e também por ela ser muito fraca em brilho.
Apresenta uma temperatura efetiva de 25 369 K, um raio de 0,008098 raios solares e uma luminosidade equivalente a 0,02448 vezes a luminosidade do Sol.
Sirius B apresenta uma idade arrefecimento de 126 milhões de anos e uma idade total de 228 milhões de anos.

Órbita:

Sirius é um sistema binário composto de duas estrelas branca-azuladas que se orbitam em uma separação média de 19,8 UA (7,4957 ") e em um período orbital de 50,1284 anos. 
A órbita possui excentricidade de 0,59142.
A alta excentricidade do sistema faz com que a separação entre as duas estrelas varie entre 8,1 UA em seu periastro e 31,5 UA em seu apoastro.

Notas:

* Semieixo maior da órbita entre Sirius A e B:
 Semieixo maior (em segundos de arco)= 7,4957 "/0,3789=19,8 UA

Referência:

Agradecimentos:

Espero que todos gostem das atuais e futuras postagens do blog.

Colaboradores:

Pedro Henrique Cintra, Pedro André de Menezes de Moraes Amora, Gabriel Galheigo Rabello Sommer.

Autor:

Gustavo Sobreira Barroso.




Nenhum comentário:

Postar um comentário