quarta-feira, 11 de outubro de 2017

Tau Ceti

Introdução

Tau Ceti é uma estrela anã localizada a cerca de 12 anos-luz que possui cinco planetas que foram descobertos em 2012, sendo que, dois não foram confirmados.
Todos os planetas apresentam composição rochosa e a

Paralaxe:

Baseado em pesquisas realizadas em 2012, pode-se dizer que Tau Ceti apresenta uma paralaxe de 0,27396 segundos de arco, o que é equivalente a 3,65 parsecs ou 11,9 anos-luz.
Estes planetas foram anunciados no dia 19 de dezembro de 2012.
                                Resultado de imagem para tau ceti
Fonte:https://pt.wikipedia.org/wiki/Tau_Ceti

Detalhes físicos de Tau Ceti A- a estrela mãe do sistema:

Tau Ceti é uma estrela anã vermelha que pertence a classe espectral M4.5, possui uma massa de 0,13 massa solares e uma temperatura efetiva de 5344 K. Possui uma luminosidade equivalente a 0,488 vezes a luminosidade do Sol. Tau Ceti possui uma magnitude visual de 12,1, sendo assim, não visível a olho nu.
A estrela possui um raio de 0,793 vezes o raio do Sol.
A estrela apresenta uma idade de 5,8 bilhões de anos, sendo assim, um pouco mais antiga que o Sol.
Esta estrela possui uma rotação de 34 dias.
                       

Tau Ceti  e Tau Ceti b (órbita e detalhes físicos do planeta):

Tau Ceti e Tau Ceti b se orbitam com um semieixo maior de 0,105 UA em um período orbital de 13,965 dias ao longo de uma orbita que apresenta uma excentricidade de 0,0, sendo assim, uma órbita circular.
Tau Ceti b é um planeta extrassolar  possui uma massa mínima de duas vezes a massa da Terra.

Tau Ceti e Tau Ceti c (órbita e detalhes físicos do planeta):

Tau Ceti e Tau Ceti c se orbitam com um semieixo maior de 0,195 UA em um período orbital de 35,362 dias ao longo de uma órbita que apresenta uma excentricidade menor que 0,04.
Tau Ceti c é um planeta extrassolar que possui uma massa mínima de 3,1 vezes a massa da Terra, o que é uma massa semelhante a da Terra.                                                                                                    
                                                              

Os planetas alienígenas nas proximidades não são tão amigáveis ​​depois de tudo
Fonte:https://www.space.com/29191-exoplanets-tau-ceti-alien-life.html

Tau Ceti e Tau Ceti d (órbita e detalhes físicos do planeta):

Tau Ceti  e Tau Ceti c se orbitam com um semieixo maior de 0,374 UA em um período orbital de 94,11 dias ao longo de uma órbita que apresenta uma excentricidade de 0,08.
Tau Ceti d é um planeta extrassolar  possui uma massa mínima de 3,6 vezes a massa da Terra.

Tau Ceti e Tau Ceti e (órbita e detalhes físicos do planeta):

Tau Ceti e é um planeta não confirmado.
Tau Ceti  e Tau Ceti c se orbitam com um semieixo maior de 0,552 UA durante um período orbital de 168,12 dias ao longo de uma órbita que apresenta uma excentricidade de 0,05
Tau Ceti d é um planeta extrassolar  possui uma massa mínima de 4,3 vezes a massa da Terra.

Tau Ceti e Tau Ceti f (órbita e detalhes físicos do planeta):

Tau Ceti f é um super-planeta não confirmado orbitando Tau Ceti. 
Ambos se orbitam com um semieixo maior de 1,35 UA em um período orbital de 642 dias ao longo de uma órbita que apresenta uma excentricidade de 0,03.
Sua órbita lhe coloca na zona habitável, apesar de não se ter certeza se este planeta pode ser habitado por causa do risco de este planeta ser constantemente bombardeado pelos cometas e asteroides oriundos do disco de detritos do sistema.
Tau Ceti d é um planeta extrassolar  possui uma massa mínima de 6,6 vezes a massa da Terra, sendo assim, uma super-terra.

Disco de detritos:

Em 2004, uma equipe de astrônomos no Reino Unido liderada por Janes Graves descobriu que Tau Ceti possui um disco de detritos que possui dez vezes mais a quantidade de material  cometário e asteroide orbitando-o do que o Sol. Isto foi descoberto medindo o disco de poeira fria em órbita da estrela produzida pelas pequenas colisões que ocorrem no disco. Este resultado impede a formação de vida complexa, pois qualquer planeta sofreria graves eventos de impactos dez vezes maior nos que ocorrem no sistema solar.
Graves observou em sua pesquisa que "é provável que [quaisquer planetas] experimentem um bombardeio constante de asteroides do tipo que acredita-se ter destruído os dinossauros". No entanto é possível que haja não ser um planeta gasoso como Júpiter pudesse desviar os cometas e asteroides.
O disco de detritos foi descoberto medindo a quantidade de radiação emitida pelo sistema na porção infravermelho distante do sistema. O disco apresenta uma característica simétrica centrada na estrela e o raio externo é próximo de 55 UA. A falta de radiação infravermelha nas partes mais quentes do disco implicam um corte interno em um raio de 10 UA.
Em comparação com o cinturão de Kuiper do sistema Solar que se entre de 30 a 50 UA. Para manter-se sobre um longo tempo, este anel deve ser abastecido constantemente por colisões de corpos maiores. Grande parte do disco de Tau Ceti parece estar em órbita de Tau Ceti a uma distância de 35 a 50 UA, bem distante da zona habitável do sistema. A esta distância de sua respectiva estrela, este disco pode ser um análogo ao cinturão de Kuiper que fica fora da órbita de Netuno no sistema solar.
O disco de Tau Ceti nos mostra que as estrelas não precisam perder discos grandes à medida que envelhecem e que um cinto tão grande pode não ser um fenômeno incomum entre as estrelas semelhantes ao Sol.
O cinto de Tau Ceti é 20 vezes menos denso que o disco em torno de seu vizinho, Epsilon Eridani.
A falta relativa de detritos ao redor Sol pode ser o caso incomum em estrelas semelhantes a nossa. O astrônomo britânico Mark Wyatt, membro da equipe de Janes Graves, diz que o Sol pode ter passado relativamente perto de outra estrela em algum momento de sua história e que em outro encontro, esta estrela teria despojado grande parte dos asteroides e cometas de todo o Sol.
Estrelas com grandes discos de detritos alteraram o pensamento sobre as formações planetárias; estrelas com grandes discos de pó e detritos, onde o pó é gerado por continuamente por colisões, poem formar planetas prontamente.
                                                     Resultado de imagem para disco de detritos
Disco de detritos do sistema de Beta Pictores a 63,4 anos-luz da Terra.
Fonte:https://pt.wikipedia.org/wiki/Beta_Pictoris

Notas:

* UA é o acrônimo de Unidade Astronômica. Uma unidade astronômica é equivalente a distância entre a Terra e o Sol.

Referências: 

3-https://arxiv.org/pdf/1408.2791.pdf
4-https://pt.wikipedia.org/wiki/Beta_Pictoris
5-https://www.space.com/29191-exoplanets-tau-ceti-alien-life.html
6-https://web.archive.org/web/20071224211320/http://media.newscientist.com/article.ns?id=dn6123

Agradecimentos:

Agradeço a todos que prestigiaram meu blog e espero que gostem das atuais e futuras postagens do blog.

Colaboradores:

Pedro Henrique Cintra, Pedro André Menezes de Moraes Amora, Gabriel Galheigo Rabello Sommer.

Autor do artigo:


Gustavo Sobreira Barroso.


Nenhum comentário:

Postar um comentário