quarta-feira, 1 de novembro de 2017

Objeto espacial misterioso passa pelo sistema solar.

Introdução:

A NASA descobriu um asteroide, que anteriormente acreditava-se ser um cometa, previamente chamado de C/2017 U1, depois rebatizado de A/2017 U1.
Este corpo fora proveniente de outro ponto da galáxia, mas ele apareceu no sistema solar para lhe dar uma rápida visita e ir embora.

Descoberta:

A/2017 U1 foi detectado no dia 19 de outubro por meio do telescópio espacial Pan-STARRS 1, localizado no vulcão Haleakala que se localiza no Havaí, EUA. Rob Weryk, professor do Instituto de Astronomia da Universidade do Havaí, foi o primeiro a identificá-lo.
No começo, os astrônomos o consideraram um cometa, mas, depois concluíram que na verdade se tratava de um asteroide.
A NASA conclui também que este pode ser o primeiro "objeto interestelar" a passar pelo sistema solar, pois Rob Weryk afirma que : "seu movimento não pode ser explicado como a órbita de um cometa ou asteroide do sistema solar". 
Considerando essa informação, ele acredita que o astro veio de fora do sistema solar, sendo assim, o primeiro objeto interestelar a passar pelo sistema solar.
O objeto foi encontrado próximo a estrela Vega, na constelação de Lira. O ponto mais próximo que esteve da estrela foi até dia 9 de setembro.
O mais perto da Terra que este asteroide chegou foi cerca de 24 milhões de quilômetros, no dia 14 de outubro e ele ainda esteve por baixo do nosso planeta neste mesmo dia. Nunca houve risco deste objeto sequer colidir corpo do sistema solar devido a sua grande velocidade que lhe permitiu escapar da atração gravitacional de todos os corpos do sistema solar.
Pôde-se provar que este corpo não veio do sistema solar por causa de sua passagem extremamente hiperbólica durante sua trajetória indica que nunca sofreu mudanças significativas devido às forças gravitacionais dos corpos do sistema solar, portanto, não se pode atribuir.

Detalhes físicos e orbitais:

Por ter sido descoberto recentemente, pouco se sabe sobre A/2017 U1. A partir da mudança de brilho do objeto, a equipe inferiu que o corpo possui um comprimento de 400 metros, um diâmetro (ou largura)de 40 metros, uma órbita com uma grande excentricidade que é igual a 1,19949, o que torna sua órbita hiperbólica e isso mostra que este objeto nunca mais passará pelo sistema solar. Como já foi dito anteriormente, a velocidade do objeto é suficiente para escapar da gravitacional de todos os outros objetos do sistema solar.
O objeto surgiu do ponto "de cima" do plano onde os planetas orbitam o Sol, mas devido a atração exercida pelo Sol, a trajetória do objeto fez uma curva e começou a passar por baixo do sistema solar. Ainda antes do Sol mudar sua trajetória devido a sua atração, ele ainda passou entre a órbita de Mercúrio e o Sol.
                
Órbita de A/2017 U1. A órbita tem um formato hiperbólico e ainda passou "por baixo" da Terra como vemos na imagem.

Curiosidade:

Há cem anos, o objeto estava localizado a cerca de 561 UA ( 84 bilhões de quilômetros) do Sol  e este estava viajando a uma velocidade de 26,33 km/s em direção ao Sol. A velocidade do objeto continuou aumentando até alcançar 87,71 km/s. No dia da descoberta, o objeto já havia tido sua velocidade reduzida para 46 km/s e ele continuará assim até voltar a sua velocidade original de 26 km/s.
O semieixo-maior de sua órbita é -1,2799 UA e a sua rotação dura 7,34 horas.
Sua velocidade em relação a outras estrelas próximas do sistema solar está próxima de 5 km/s, o que também indica sua origem.
Estudos indicam que este objeto é proveniente de uma nuvem de Oort do sistema de Alfa Centauri, o sistema mais próximo da Terra.
Em 2019, o objeto passará pela órbita de Saturno e ele deixará o sistema solar em apenas 20 000 anos (pouco para o tempo astronômico).

Referências:



3-http://www.tvi24.iol.pt/tecnologia/nasa/objeto-espacial-misterioso-move-se-e-intriga-cientistas

4-https://arxiv.org/pdf/1710.11364.pdf

5-https://arxiv.org/pdf/1711.05687.pdf

6-https://www.noao.edu/news/2017/pr1706.php

7-http://www.sci-news.com/astronomy/interstellar-asteroid-oumuamua-05449.html

8-https://arxiv.org/pdf/1711.06214.pdf

9-https://www.eso.org/public/images/eso1737f/

10-https://www.nature.com/articles/nature25020.epdf?referrer_access_token=bdqPVtReonAiHVzXKdj6l9RgN0jAjWel9jnR3ZoTv0Meq0Enr9vXzn_d5_zYhkBmRZHHUjosLCeQatwP0_3DgloqIT2k2nDNmIuPHWlSP96wFM1Qt1ZhALVS989svMNRCxQ-Yl-TbfzpqgS-2Lsp6jaa7NA4IK9VHmSI_X4Km3XIfx1NwHK5oBsVjpBekAY5oaKnI8U0UpehT0cbnw5EdQ%3D%3D

Agradecimentos:

Agradeço a todos que prestigiaram meu blog e espero que gostem das atuais e futuras postagens do blog.

Colaboradores:

Pedro Henrique Cintra, Pedro André Menezes de Moraes Amora, Gabriel Galheigo Rabello Sommer.

Autor do artigo:


Gustavo Sobreira Barroso.


Nenhum comentário:

Postar um comentário